Pesquisadores exploram derivado de fungo como antimicrobiano
O objetivo do estudo foi investigar o potencial do ácido benzóico (AB) derivado do endófito Neurospora crassa como um agente antimicrobiano promissor na cicatrização de feridas.
As infecções microbianas são grande fonte de preocupação para os profissionais da saúde, já que essas são causa, significativa, de morbidade e mortalidade em pacientes que sofreram queimaduras. Essa preocupação se torna maior, pois as patologias apresentam resistências aos antibióticos usados em seus tratamentos.
Durante alguns estudos realizados em países desenvolvidos e em desenvolvimento, foram identificados os patógenos multirresistentes (MDR) mais comuns em unidades de queimadura. A MDR é definida como resistência a, pelo menos, três ou mais classes de antibióticos, e se controle requer avanços terapêuticos críticos, melhor controle de infecções e práticas antimicrobianas avançadas.
Com o objetivo de encontrar agentes antimicrobianos promissores na cicatrização de feridas e/ou queimaduras, pesquisadores da Universidade de Jiangsu, Universade de Tanta e Universidade de Taif, investigaram o potencial do ácido benzoico (BA) derivado do endófito do fungo Neurospora crassa. O mesmo segundo os autores apresenta indícios promissores para combater patógenos resistentes a drogas de infecções de queimadura, apresentando-se como um composto seguro e não tóxico.
Os experimentos feitos partiram da utilização da exploração do BA da espécie fúngica endofítica Neurospora crassa isolada de Lycium shawii. A partir das analises e comparações feitas com outros autores, os pesquisadores concluíram que o BA tem um alto potencial de combate a patógenos MDR encontrados em queimaduras.
Os pesquisadores apontaram que, o uso de fungos endofíticos pode beneficiar a demanda atual por novas bioméculas que apresentem várias aplicações, abrangendo medicina e agricultura.
O tabalho foi publicado na revista: Microbiological Research e foi publicada com o título “Exploring the potential of benzoic acid derived from the endophytic fungus strain Neurospora crassa SSN01 as a promising antimicrobial agent in wound healing”. Você consegue visualizar o artigo nas referências.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso Blog!
Referência: EL-ZAWAWY, Nessma A. et al. Explorando o potencial do ácido benzóico derivado da cepa do fungo endofítico Neurospora crassa SSN01 como um agente antimicrobiano promissor na cicatrização de feridas. Pesquisa Microbiológica , p. 127108, 2022. https://doi.org/10.1016/j.micres.2022.127108