Implante tumoral radioativo semelhante a gel destrói câncer de pâncreas em camundongos
Pesquisadores da Duke University, EUA, demonstraram o tratamento mais eficaz para câncer de pâncreas já registrado em modelos de camundongos. Embora a maioria dos testes com ratos considere simplesmente a interrupção do crescimento um sucesso, o novo tratamento eliminou completamente os tumores em 80% dos ratos em vários tipos de modelos.
O estudo foi publicado na Nature Biomedical Engineering com o título “Brachytherapy via a depot of biopolymer-bound 131I synergizes with nanoparticle paclitaxel in therapy-resistant pancreatic tumours”.
A abordagem combina drogas quimioterápicas tradicionais com um novo método para irradiar o tumor. Enquanto os tumores pancreáticos localmente avançados são altamente resistentes à radioquimioterapia convencional, no estudo eles superaram essa resistência por um depósito injetável de polipeptídeo semelhante a elastina termicamente responsivo conjugado com radionuclídeos de iodo-131 quando combinado com paclitaxel ligado a albumina de nanopartículas sistemicamente distribuído.
De forma simplificada, em vez de fornecer radiação de um feixe externo que percorre o tecido saudável, o tratamento implanta o iodo-131 radioativo diretamente no tumor dentro de um depósito semelhante a um gel que protege o tecido saudável e é absorvido pelo corpo depois que a radiação desaparece.
Os pesquisadores testaram sua abordagem em camundongos com câncer logo abaixo da pele, criado por várias mutações diferentes conhecidas por ocorrer no câncer de pâncreas. Eles também testaram em camundongos que tinham tumores no pâncreas, que é muito mais difícil de tratar.
Segundo o Science Daily, no geral, os testes tiveram uma taxa de resposta de 100% em todos os modelos, com os tumores sendo completamente eliminados em 75% dos modelos em cerca de 80% das vezes. Os testes também não revelaram efeitos colaterais imediatamente óbvios além do que é causado apenas pela quimioterapia.
A abordagem ainda está em seus estágios pré-clínicos iniciais e não estará disponível para uso humano tão cedo, porém já um grande avanço para o desenvolvimento da ciência.
Referências:
- Schaal JL, Bhattacharyya J, Brownstein J, Strickland KC, Kelly G, Saha S, Milligan J, Banskota S, Li X, Liu W, Kirsch DG. Brachytherapy via a depot of biopolymer-bound 131I synergizes with nanoparticle paclitaxel in therapy-resistant pancreatic tumours. Nature Biomedical Engineering. 2022 Oct;6(10):1148-66.
- ScienceDaily. Gel-like, radioactive tumor implant obliterates pancreatic cancer in mice. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Out 25]. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/10/221020201434.htm
Tags:câncer implante radioativo