Estudo aponta que β-hidroxibutirato suprime câncer colorretal
O câncer colorretal (CCR) está entre as formas mais frequentes de câncer, e novas estratégias para sua prevenção e terapia são urgentemente necessárias. Buscando isso, cientistas do Departamento de Microbiologia da University of Pennsylvania publicaram o estudo na Nature com o título “β-Hydroxybutyrate suppresses colorectal cancer“.
O estudo conseguiu indentificar uma via de sinalização de metabólitos que fornece insights acionáveis para tentar suprimir o CCR. Para isso, foi realizada uma triagem dietética em modelos animais autóctones com CCR e descobriu-se que as dietas cetogênicas exibem um forte efeito inibidor de tumor. Essas propriedades das dietas cetogênicas são causadas pelo corpo cetônico β-hidroxibutirato (BHB), que reduz a proliferação das células e suprime potentemente o crescimento do tumor intestinal.
Segundo o estudo, foi descoberto que o BHB atua através do receptor de superfície Hcar2 e induz o regulador transcricional Hopx, alterando assim a expressão gênica e inibindo a proliferação celular. Ensaios de organoides de câncer e sequenciamento de RNA de célula única de biópsias de pacientes com CCR fornecem evidências de que níveis elevados de BHB e HOPX ativo estão associados à redução da proliferação epitelial intestinal em humanos.
Assim, o estudo identificou uma via desencadeada pelo BHB que regula a tumorigênese intestinal e indica que intervenções orais ou sistêmicas com um único metabólito podem complementar as estratégias atuais de prevenção e tratamento do CCR.
Quer ler mais notícias como essa? Confira nosso Blog.
Referência:
Dmitrieva-Posocco O, Wong AC, Lundgren P, Golos AM, Descamps HC, Dohnalová L, Cramer Z, Tian Y, Yueh B, Eskiocak O, Egervari G. β-Hydroxybutyrate suppresses colorectal cancer. Nature. 2022 Apr 27:1-6.
Tags:câncer cetogênica