Efeitos do óleo essencial de cominho preto em osteoartrite do joelho é descoberto
O objetivo do estudo foi determinar a eficácia e segurança da aplicação tópica e oral do óleo de cominho preto (N.Sativa) em comparação com o placebo em pacientes com osteoartrite do joelho.
O cominho preto possui uma extensa gama de propriedades farmacológicas, incluindo antioxidante, imunomodulador, analgésico, anti-inflamatório e tem sido aplicado no tratamento para artrite reumatóide (AR), diabetes e outros distúrbios metabólicos. Seus compostos ativos mais significativos são timoquinona (TQ), ditimoquinona (DTQ), alcalóides (nigellicinas e nigelledina), saponinas(alfa-hederina), p-cimeno, carvacrol , 4-terpineol, t-anetol, sesquiterpeno longifoleno, α-pineno, timohidroquinona (THQ) e timol(THY).
Pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz – Irã, pensando nas propriedades do óleo essencial de cominho preto desenvolveram um estudo randomizado com duplo-cegamento, buscando verificar os efeitos da aplicação tópica e oral de óleo de N. Sativa em comparação com placebo na intensidade da dor e incapacidade em pacientes com osteoartrite do joelho.
Este foi publicado na revista: Journal of Herbal Medicine com título original do trabalho: The effects of topical and oral Nigella sativa oil on clinical findings in knee osteoarthritis: A double-blind, randomized controlled trial. O estudo foi randomizado, controlado por placebo, de três braços paralelos e com duplo-cegamento. A duração do estudo foi de 6 semanas, realizado de outubro de 2019 a setembro de 2020 em dois centros ambulatoriais de medicina física e reabilitação. O protocolo do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz (código de ética: IR.TBZMED.REC.1395.1291) e registrado no site do Iranian Clinical Trial Registry (número de registro IRCT20081004001292N5 – Registrado em 22/01/2019 ).
Os resultados foram animadores e revelaram que a aplicação tópica de 6 semanas de óleo de cominho preto melhorou VAS , dor WOMAC , incapacidade física e pontuações totais em comparação com óleo placebo em pacientes com OA de joelho . Além disso, a aplicação tópica de óleo N.Sativa por 6 semanas foi mais eficaz do que a ingestão oral de óleo N.Sativa na melhora dos escores de disfunção física e total do WOMAC em pacientes com OA de joelho.
Os dados completos podem ser conferidos nas referências. Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso Blog!
Referência:
Dolatkhah, N., Afshar, AA, Sharifi, S., Rahbar, M., Toopchizadeh, V., & Hashemian, M. (2022). Os efeitos do óleo tópico e oral de Nigella sativa nos achados clínicos na osteoartrite do joelho: um estudo controlado randomizado duplo-cego. Journal of Herbal Medicine , 33 , 100562. https://doi.org/10.1016/j.hermed.2022.100562