Tipo incomum de anticorpo mostra atividade ultrapotente contra zika
Foi identificado um tipo incomum de anticorpo que, mesmo em níveis minúsculos, neutraliza o vírus Zika e torna a infecção viral indetectável em modelos pré-clínicos
Transmitido por mosquitos Aedes aegypti infectados, o vírus Zika geralmente causa uma doença leve em adultos. No entanto, a infecção pelo vírus Zika em grávidas pode causar defeitos congênitos graves. A infecção congênita pelo vírus Zika (ZIKV) resulta em déficits de desenvolvimento neurológico em até 14% dos bebês nascidos de mães infectadas pelo ZIKV. Anticorpos neutralizantes são um componente crítico da imunidade protetora.
Então, pesquisadores da Weill Cornell Medicine, NewYork-Presbyterian e National Institutes of Health (NIH), EUA, isolaram um anticorpo ultrapotente de imunoglobulina M (IgM) usando células sanguíneas retiradas de grávidas infectadas com zika. Em experimentos com camundongos, eles determinaram que o anticorpo não apenas protegia os animais de infecções letais, mas também suprimia o vírus a ponto de não poder ser detectado em seu sangue.
Segundo o Science Daily, a identidade desse anticorpo, chamado DH1017.IgM, surpreendeu os pesquisadores porque pertence a um tipo de anticorpo tipicamente mais fraco e menos maduro que é produzido no início de uma infecção. No entanto, neste caso, a função potente deste anticorpo dependia de ser um anticorpo IgM. Quando os colaboradores examinaram sua estrutura molecular ao se ligar ao vírus, descobriram que vários braços poderiam se prender a uma partícula viral simultaneamente. As descobertas sugerem que os anticorpos IgM podem ser especialmente eficazes para proteger contra o vírus Zika e possivelmente outros vírus, sugerem os autores.
Esses resultados identificam um papel para anticorpos do isotipo IgM na proteção contra ZIKV e postulam DH1017.IgM como um candidato imunoterapêutico seguro e eficaz, particularmente durante a gravidez.
O estudo foi publicado no periódico Cell, intitulado “A Zika virus-specific IgM elicited in pregnancy exhibits ultrapotent neutralization”.
Referências:
Singh T, Hwang KK, Miller AS, Jones RL, Lopez CA, Dulson SJ, Giuberti C, Gladden MA, Miller I, Webster HS, Eudailey JA. A Zika virus-specific IgM elicited in pregnancy exhibits ultrapotent neutralization. Cell. 2022 Nov 18.
ScienceDaily. Unusual type of antibody shows ultrapotent activity against Zika. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Nov 22]. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/11/221118114635.htm
Tags:anticorpo imunidade zika vírus