Revestimento de prata aprimorado para dispositivos médicos mata bactérias para prevenir infecções
Cientistas descrevem um novo revestimento de liberação de íons de prata de ação prolongada que, em ratos, impede que as bactérias adiram aos implantes e, em seguida, os mata.
A prevenção a longo prazo da formação de biofilme na superfície de dispositivos médicos permanece um desafio. A prata tem sido reutilizada nos últimos anos no combate à formação de biofilme devido à sua indiscutível potência bactericida; no entanto, a toxicidade, baixa estabilidade e atividade de curto prazo dos atuais revestimentos de prata limitaram seu uso.
Pensando nisso, pesquisadores do Departamento de Química, Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, desenvolveram um revestimento simples de usar. A equipe selecionou muitos conjuntos de ingredientes que poderiam ser aplicados a uma superfície em uma única etapa. A fórmula que funcionou melhor incluiu nitrato de prata, dopamina e dois polímeros hidrofílicos. Este revestimento de engenharia antibacteriana (“SAFE”) formador de filme à base de prata formou conjuntos estáveis contendo prata, que liberaram gradualmente íons de prata em testes de laboratório.
Quando exposta por 28 dias a oito das espécies mais comuns de bactérias que causam infecções graves, esta nova receita de revestimento efetivamente manteve os microrganismos afastados. Ele fez isso de uma maneira única: repelindo as bactérias da superfície e depois matando-as com íons de prata. Para testar a eficácia do SAFE em um animal vivo, eles revestiram um implante de titânio com ele e colocaram o implante sob a pele de ratos. Depois de uma semana, os pesquisadores descobriram que os implantes com o revestimento tinham muito menos bactérias do que aqueles sem ele. Além disso, não houve sinais de toxicidade para os tecidos dos ratos. O revestimento também parecia resistente, mostrando pouco desgaste após ser esfregado e esterilizado em condições adversas.
A pesquisa foi publicada no periódico ACS Central Science, com o título “Durable Surfaces from Film-Forming Silver Assemblies for Long-Term Zero Bacterial Adhesion without Toxicity”.
Quer ler mais notícias como essa? Confira nosso Blog.
Referências:
- SciTechDaily. Improved Silver Coating for Medical Devices Kills Bacteria To Prevent Infectiontics [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Abr 27]. Disponível em: https://scitechdaily.com/improved-silver-coating-for-medical-devices-kills-bacteria-to-prevent-infection/
- Yazdani-Ahmadabadi H, Felix DF, Yu K, Yeh HH, Luo HD, Khoddami S, Takeuchi LE, Alzahrani AA, Abbina S, Mei Y, Fazli L, Grecov D, Lange D, Kizhakkedathu JN. ACS Cent. Sci., 2022. DOI: 10.1021/acscentsci.1c01556
Previous