A exposição à luz UVB induz comportamento sexual em humanos
Estudo publicado por 33 pesquisadores na revista: Cell Reports, indica que a A luz ultravioleta (UV) afeta aspectos endocrinológicos e comportamentais da sexualidade por meio de um mecanismo desconhecido.
Os autores abordam que na literatura é possível encontrar trabalhos que indiquem que a exposição ao componente ultravioleta (UV) da radiação solar aumenta os níveis de testosterona em homens, os níveis de estradiol e testosterona em peixes e a atratividade das galinhas para os galos. Sugerindo assim que a exposição à UV desempenha um papel importante na regulação da sexualidade tanto em nível comportamental quanto endocrinológico.
Para investigar os efeitos sistêmicos da radiação UVB , os autores expuseram camundongos raspados dorsalmente a uma única dose de UVB de 800 mJ/cm 2 ou a 50 mJ/cm 2 diariamente por 8 semanas. As amostras de sangue foram coletadas 24 h após o tratamento com UVB para o modelo agudo e após 8 semanas de tratamento com UVB para os modelos crônicos.
Para realizar o estudo controlado do efeito do tratamento com UVB em humanos, reuniu-se uma coorte de pacientes submetidos à fototerapia, que fornece uma dose documentada de exposição a UVB. Os pacientes foram solicitados a preencher um questionário antes do primeiro tratamento com UVB e 1 mês depois. Durante esse período, os pacientes receberam uma dose de UVB (0,1–2,5 J/cm) duas ou três vezes por semana para 10–12 tratamentos de UVB. O PLS, desenvolvido para medir o amor apaixonado nas relações íntimas, teve como foco o desejo intenso de união com o outro.
Os resultados foram bem interessantes! Os pesquisadores descobriram que a exposição ao ultravioleta B (UVB) aumenta os níveis de hormônios esteróides sexuais e o comportamento sexual, que são mediados pela pele. Em camundongos fêmeas, a exposição UVB aumenta os níveis hormonais do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal, resultando em ovários maiores; prolonga os dias de estro ; e aumenta a expressão do hormônio anti-mulleriano (AMH). A exposição UVB também aumenta a capacidade de resposta sexual e atratividade das mulheres e as interações homem-mulher. Assim, a UVB desencadeia um eixo pele-cérebro-gonadal através da ativação da p53 da pele. Em humanos, a exposição solar aumenta a paixão romântica em ambos os sexos e a agressividade nos homens, como visto na análise de questionários individuais, e se correlaciona positivamente com o nível de testosterona . Os achados dos cientistas sugerem oportunidades para o tratamento de disfunções relacionadas a esteroides sexuais.
Para saber todos os dados da pesquisa, clique no link das referências!
Referência: Parikh, Roma, et al. “Skin exposure to UVB light induces a skin-brain-gonad axis and sexual behavior.” Cell Reports 36.8 (2021): 109579. https://doi.org/10.1016/j.celrep.2021.109579
Tags:Comportamento humanos sexual UVB