Fertilizante sintético verde de liberação lenta foi desenvolvido
Os pesquisadores apontam como vantagens: O método de secagem por pulverização combinado com KCl reduz o custo de produção e o Novo fertilizante químico sintético melhora o rendimento do repolho chinês.
A agricultura é um dos setores mais importantes para a economia brasileira e com o surgimento da guerra na Ucrânia muito se fala sobre os fertilizantes e a nossa dependência da produção estrangeira. Diante deste cenário os agricultores e pesquisadores estão buscando alternativas para melhorar a disponibilidade de fertilizantes. A fim de melhorar a eficiência de utilização e reduzir a poluição ambiental , pesquisadores estão reprocessando os fertilizantes tradicionais para reduzir a taxa de dissolução no solo e melhorar a taxa de utilização de nutrientes. O fertilizante de liberação lenta tornou-se um grande avanço na indústria de fertilizantes verdes devido ao seu gerenciamento superior de nutrientes e propriedades de degradação.
Pesquisadores da Universidade Agrícola de Shandong – China, publicaram um estudo no Science of The Total Environment com título: “A novel synthetic slow release fertilizer with low energy production for efficient nutrient management” (Tradução livre em português: Um novo fertilizante sintético de liberação lenta com baixa produção de energia para gerenciamento eficiente de nutrientes)
O objetivo do estudo foi desenvolver um fertilizante sintético de liberação lenta (PSRF/KCl), “químico verde” de baixo custo preparado a partir de uréia, formaldeído e fosfato de diamônio pelo método de secagem por pulverização.
Os resultados do estudo foram animadores e quando comparado com o processo de secagem tradicional, o consumo total de energia foi reduzido em 38,13%. Além disso, a aplicação do fertilizante na produção de repolho chinês mostrou aumento no rendimento em 26,2%. Os resultados mostraram que PSRF/KCl é um fertilizante sintético químico verde de liberação lenta, que tem amplas perspectivas de aplicação na agricultura sustentável moderna, e seu processo de secagem por pulverização pode efetivamente reduzir os custos de produção.
Os dados completos podem ser conferidos nas referências. Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso Blog!
Referência: Li, Junyin, et ai. “Um novo fertilizante sintético de liberação lenta com baixa produção de energia para um gerenciamento eficiente de nutrientes.” Ciência do Ambiente Total 831 (2022): 154844. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.154844