Engenheiros desenvolvem adesivos que podem ver dentro do corpo
Novos adesivos de ultrassom do tamanho de selos produzem imagens nítidas do coração, pulmões e outros órgãos internos
Imagens contínuas de órgãos internos ao longo de dias podem fornecer informações cruciais sobre saúde e doenças e permitir insights sobre a biologia do desenvolvimento.
Atualmente, a ultrassonografia requer equipamentos volumosos e especializados disponíveis apenas em hospitais e consultórios médicos. Mas um novo design dos engenheiros do MIT pode tornar a tecnologia tão vestível e acessível quanto comprar band-aids na farmácia.
Em um estudo publicado na Science, intitulado “Bioadhesive ultrasound for long-term continuous imaging of diverse organs“, pesquisadores da Massachusetts Institute of Technology apresentam o projeto de um novo adesivo de ultrassom – um dispositivo do tamanho de um selo que adere à pele e pode fornecer imagens de ultrassom contínuas de órgãos internos por 48 horas.
Os pesquisadores aplicaram os adesivos em voluntários e mostraram que os dispositivos produziam imagens ao vivo de alta resolução dos principais vasos sanguíneos e órgãos mais profundos, como coração, pulmões e estômago. Os adesivos mantiveram uma forte adesão e capturaram mudanças nos órgãos subjacentes à medida que os voluntários realizavam várias atividades, incluindo sentar, ficar em pé, correr e andar de bicicleta.
O projeto atual exige conectar os adesivos a instrumentos que traduzem as ondas sonoras refletidas em imagens. Os pesquisadores apontam que, mesmo em sua forma atual, os adesivos podem ter aplicações imediatas: por exemplo, os dispositivos podem ser aplicados a pacientes no hospital, semelhantes aos adesivos de eletrocardiograma de monitoramento cardíaco, e podem continuamente criar imagens de órgãos internos sem a necessidade de um técnico para manter uma sonda no lugar por longos períodos de tempo.
Como próximos passos do estudo, os pesquisadores estão tentando que os dispositivos possam operar sem fio. Assim, os adesivos de ultrassom podem ser transformados em produtos de imagem que os pacientes podem levar para casa de um consultório médico ou até comprar em uma farmácia.
Referências:
Wang C, Chen X, Wang L, Makihata M, Liu HC, Zhou T, Zhao X. Bioadhesive ultrasound for long-term continuous imaging of diverse organs. Science. 2022 Jul 29;377(6605):517-23.
ScienceDaily. Engineers develop stickers that can see inside the body. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Ago 02]. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/07/220728142925.htm