Cientistas revelam descobertas animadoras em ensaio clínico ao avaliar vacina contra o HIV
A cada ano, ocorrem mais de 1 milhão de novas infecções por HIV, destacando a necessidade de vacinas eficazes contra o HIV. As vacinas que induzem anticorpos com características genéticas predefinidas e especificidades de ligação prometem combater vírus com alta diversidade antigênica, como HIV, influenza, vírus da hepatite C e betacoronavírus. Embora esses patógenos tenham escapado ao desenvolvimento de vacinas que induzam ampla imunidade cobrindo sua diversidade antigênica, anticorpos amplamente neutralizantes (bnAbs) foram descobertos. Esses bnAbs se ligam a epítopos relativamente conservados nas glicoproteínas de membrana de cada patógeno, com características de cada anticorpo permitindo a ligação a um epítopo específico.
Então, pesquisadores da Scripps Research, IAVI, Fred Hutchinson Cancer Center (Fred Hutch), National Institutes of Health, National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) e Vaccine Research Center (VRC) adotaram uma nova estratégia de design de vacina que parece promissora, de acordo com dados de um primeiro ensaio clínico em humanos.
Os pesquisadores publicaram um estudo na Science revelando novos insights críticos sobre sua nova estratégia de vacina, que envolve uma abordagem gradual para produzir anticorpos capazes de atingir uma ampla gama de variantes do HIV. O título do artigo é “Vaccination induces HIV broadly neutralizing antibody precursors in humans”.
De forma resumida, o estudo de Fase 1, conhecido como IAVI G001, testou o primeiro estágio de um regime de vacina contra o HIV em vários estágios que os pesquisadores estão desenvolvendo. Os resultados do ensaio mostram que a vacina teve um perfil de segurança favorável e induziu a resposta direcionada em 97% das pessoas vacinadas. É importante ressaltar que o estudo da Science também fornece uma análise imunológica detalhada das respostas à vacina.
Segundo o ScienceDaily, com esses dados promissores em mãos, abrangendo respostas de segurança e imunológicas, os pesquisadores continuarão a iterar e projetar imunógenos que possam eventualmente induzir os bnAbs desejados e fornecer proteção contra o vírus.
Leia mais notícias como essa no nosso Blog.
Referências:
Scripps Research Institute. “Scientists reveal encouraging findings in first-in-human clinical trial evaluating HIV vaccine approach.” ScienceDaily. ScienceDaily, 2 December 2022. <www.sciencedaily.com/releases/2022/12/221202124838.htm>.
Leggat DJ, Cohen KW, Willis JR, Fulp WJ, deCamp AC, Kalyuzhniy O, Cottrell CA, Menis S, Finak G, Ballweber-Fleming L, Srikanth A. Vaccination induces HIV broadly neutralizing antibody precursors in humans. Science. 2022 Dec 2;378(6623):eadd6502.
Tags:ensaio clínico HIV vacina
Previous
IFRJ promove concurso para docente na área: Epidemiologia e Bioestatística
Próximo