Córnea modificada por bioengenharia pode restaurar a visão de cegos e deficientes visuais
Pesquisadores e empresários desenvolveram um implante feito de proteína de colágeno de pele de porco, que lembra a córnea humana
Estima-se que 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo sejam cegas devido a suas córneas estarem danificadas ou doentes. A única maneira de recuperar a visão é receber uma córnea transplantada de um doador humano. Mas apenas um em cada 70 pacientes recebe um transplante de córnea. Além disso, a maioria das pessoas que precisam de transplante de córnea vive em países de baixa e média renda, onde o acesso aos tratamentos é muito limitado.
Pesquisadores e empresários desenvolveram um implante feito de proteína de colágeno de pele de porco, que lembra a córnea humana. Em um estudo piloto, o implante restaurou a visão de 20 pessoas com córneas doentes, a maioria das quais era cega antes de receber o implante. O estudo liderado em conjunto por pesquisadores da Linköping University (LiU) e LinkoCare Life Sciences AB foi publicado na Nature Biotechnology.
A córnea consiste principalmente da proteína colágeno. Para criar uma alternativa à córnea humana, os pesquisadores usaram moléculas de colágeno derivadas da pele de porco que foram altamente purificadas e produzidas em condições estritas para uso humano. A pele suína utilizada é um subproduto da indústria alimentícia, tornando-a de fácil acesso e economicamente vantajosa. No processo de construção do implante, os pesquisadores estabilizaram as moléculas de colágeno soltas formando um material robusto e transparente que poderia resistir ao manuseio e implantação no olho. Enquanto as córneas doadas devem ser usadas dentro de duas semanas, as córneas de bioengenharia podem ser armazenadas por até dois anos antes do uso.
Confira o estudo completo aqui.
Referências:
Rafat M, Jabbarvand M, Sharma N, Xeroudaki M, Tabe S, Omrani R, Thangavelu M, Mukwaya A, Fagerholm P, Lennikov A, Askarizadeh F. Bioengineered corneal tissue for minimally invasive vision restoration in advanced keratoconus in two clinical cohorts. Nature Biotechnology. 2022 Aug 11:1-2.
ScienceDaily. Bioengineered cornea can restore sight to the blind and visually impaired. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Ago 16]. Disponível em: https://www.sciencedaily.com/releases/2022/08/220811135339.htm
Tags:bioengenharia córnea medicina