Snacks feitos de folhas de moringa são desenvolvidos
Um lanche suplementado com pó de folha Moringa oleifera foi desenvolvido e verificou-se o seu efeito na composição nutricional e aceitabilidade do lanche pelo consumidor.
A taxa de mortalidade das crianças foi estimada em 3,1 milhões anualmente, e as deficiências de micronutrientes contribuíram para 1,1 milhão de mortes em todo o mundo. As deficiências de ferro e vitamina A são as mais prevalentes no mundo, especialmente em crianças. Globalmente, 190 milhões de crianças pré-escolares são afetadas pela deficiência de vitamina A , e a deficiência é mais prevalente na região da África Subsaariana (48%).
A ( Moringa oleifera Lam.) é uma planta nativa do subcontinente indiano e naturalizada nas áreas tropicais e subtropicais de todo o mundo, é tolerante à seca e mais adequada para crescer em trópicos quentes e semiáridos. A moringa é uma das árvores mais úteis do mundo, pois quase todas as partes da árvore podem ser usadas para alimentos, medicamentos e fins industriais. Além disso, as folhas de Moringa são supostamente ricas em vários nutrientes: 10 vezes a vitamina A encontrada nas cenouras, 17 vezes o cálcio do leite, 15 vezes o potássio das bananas, 25 vezes o ferro do espinafre , 9 vezes a proteína do iogurte. Apesar das inúmeras vantagens da Moringa oleifera , seu uso na fortificação de alimentos é limitado.
Pensando nisto pesquisadores da Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul pensaram que a incorporação do pó da folha de Moringa oleifera (MOLP) em lanches poderia contribuir para o combate à insegurança alimentar e nutricional de crianças vulneráveis à desnutrição. Assim a pesquisa teve como objetivo investigar a composição nutricional e a aceitabilidade do consumidor de salgadinhos à base de folhas de Moringa oleifera para melhorar a segurança alimentar e nutricional de crianças.
Os resultados foram animadores! O estudo demonstrou que existe potencial para melhorar o teor de nutrientes dos lanches com a incorporação de cerca de 1% de pó de folhas de moringa, o que contribuiria para combater a insegurança alimentar e nutricional de crianças de comunidades de baixo nível socioeconômico. O snack 1% MOLP apresentou o maior teor de Ca, Mg, K e Fe em relação ao controle.
Os dados completos podem ser conferidos nas referências. Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso Blog!
Referência: ZUNGU, N. et al. Avaliação da composição nutricional e aceitabilidade do consumidor de salgadinhos à base de pó de folha de Moringa oleifera (MOLP) para melhorar a segurança alimentar e nutricional de crianças. South African Journal of Botany , v. 129, p. 283-290, 2020. https://doi.org/10.1016/j.sajb.2019.07.048