Espécie de besouro responsável por ajudar na produção da própolis vermelha é descoberta
A própolis vermelha é uma substância produzida pelas abelhas misturando resinas de plantas com cera, óleos e outras secreções para proteger a colmeia contra inimigos naturais.
Dalbergia ecastaphyllum (L.) Taub. (Fabaceae) é a principal fonte botânica da própolis vermelha brasileira, onde as abelhas Apis mellifera L. coletam uma resina avermelhada dos caules para produzir a própolis. Esta espécie ocorre em ecossistemas costeiros de dunas e manguezais, onde os apicultores locais instalam suas colméias para produção de própolis. A indução da produção de própolis era praticamente desconhecida.
Relatórios anteriores e evidências de campo sugeriram que a resina avermelhada disponível em D. ecastaphyllumcaules não foi produzido espontaneamente, mas induzido pela presença de um inseto parasita que se alimenta dos caules da planta. Pesquisas nos apiários da associação de apicultores de Canavieiras, Bahia, Brasil, levaram à captura de um besouro-jóia de uma espécie desconhecida do gênero Agrilus Curtis (Buprestidae).
Foi confirmado pelos pesquisadores que este besouro-jóia é um indutor de produção de própolis vermelha.
Essas informações são muito importantes para os produtores brasileiros de própolis interessados em expandir a produção de própolis vermelha, o que pode ter efeitos favoráveis na economia das comunidades de mangue, promovendo a geração de renda, criando novas oportunidades de negócios e ajudando a sustentar as comunidades e famílias locais.
Gostou do trabalho? Você pode conferir a pesquisa completa no link das referências!
Referência:
MIGLIORE, Letizia J. et al. Uma nova espécie de besouro-joia (Coleoptera, Buprestidae, Agrilus) desencadeia a produção da própolis vermelha brasileira. A Ciência da Natureza , v. 109, n. 2, pág. 1-14, 2022. link.springer.com/article/10.1007/s00114-022-01785-x.